18.6.06

Dança de palavras

Paula Rego [n. 1935] | desenho para 'The Dance' II | 1988
Paula Rego [n. 1935] | desenho para The Dance II | 1988
Tate Gallery | Londres | Reino Unido

- O Jesus morreu?
- Sim. Mas depois de morto, ressuscitou e foi para o Céu.
- Então o que é que está ali a fazer? (pergunta, apontando para uma réplica miniatura da Pietà)
- Está a descansar nos braços da mãe.
- Hum... Se calhar, cansou-se a jogar à bola, não?...

[pausa]

- Quem é este? (aponta para uma imagem miniatura de um santo envolto numa redoma de vidro)
- É o São Bento.
- Por que é que está aqui fechado? Portou-se mal? (dá pancadinhas na redoma)
- Não. Está aí dentro para ficar protegido da chuva e do sol. (pisco-lhe o olho)
- Ele já morreu?
- Já. Morreu aqui na Terra, mas foi para o Céu, onde vive feliz, a saltar de nuvem em nuvem! (sorrio e passo-lhe a mão pela cabeça)
- Ui! Descalço?

[pausa]

- Porque é que o Jesus está na cruz? (aponta para um crucifixo)
- Porque deu a vida por nós.
- Porque é que os maus puseram o Jesus na cruz?
- Por isso mesmo, porque eram maus.
- O Jesus não tinha amigos?
- Tinha, muitos. E tinha doze amigos especiais, os discípulos.
- Eu amanhã também vou ter com os meus amigos.
- Ah sim? E como se chamam os teus amigos?
- Oh... Ainda não sei. Ainda não os conheço. Mas vou conhecer. É bom conhecer, não é?


As minhas conversas de ontem com o Senhor D. Pedro - como eu lhe chamo -, infante de quatro anos que, de vez em quando, me entra casa dentro para lhe pintar as paredes de alegria... e de dúvida.

© [m.m. botelho], a pensar ao som de Ser de Sagitário, de Adriana Calcanhotto, do álbum Adriana Partimpim.

Você metade gente / e metade cavalo / durante o fim do ano / cruza o planetário / cavalga elegância / cabeça em pé de guerra mansa / nas mãos arco e flecha / meu coração / aguarda e acompanha / seu itinerário / até o fim do ano / ser de sagitário. / Você metade gente / e metade cavalo.