27.10.06

Um beijo sem boca

Leonardo da Vinci [1452-1519] | estudo anatómico do coração, veias e artérias | caderno de windsor | s.d.
L. da Vinci [1452-1519] | estudo anatómico do coração, veias e artérias | s.d.
do Caderno de Windsor | Biblioteca Ambrosiana | Milão | Itália

E para terminar, é precisamente a boca que nos vai servir para falar do paraíso.
A boca é um pólo de tensão nervosa - cerrar os dentes, morder a língua, cigarros - mas também de escape gratificante, indulgência com os prazeres sensuais. A boca que acolhe os alimentos da sobrevivência e resguarda os dentes, derradeiros despojos.
A boca. Lugar de três paraísos:
- o paraíso religioso da comunhão com o corpo de Deus, através da hóstia consagrada;
- o paraíso infantil da comunhão com o corpo da Mãe, através da amamentação; ou das delícias da descoberta dos primeiros sabores;
- o paraíso sexual da comunhão com o corpo de alguém, através do beijo, para dar só um exemplo.
O paraíso perdido é, então, bem feitas as contas, o da coincidência física e espiritual com o corpo, um corpo, mas que corpo de quem?
A resposta seria infância, religião, prazer, amor, família, memória, e todas as outras palavras que só a muito custo, ou talvez nem mesmo a muito custo,aqui se poderiam acrescentar.
Isso falta. Falta a resposta. O que há, então, é a falta. Chama-se-lhe vida e disso se vive. Mais ou menos.


Alexandre Melo [n. 1959] | Aventuras no Mundo da Arte | Lisboa Assírio & Alvim | 2003

Lembrar a quentura da tua boca, a aridez da tua língua, a brancura dos teus dentes, a humidade dos teus lábios. Deixar-me devorar por ti. O teu beijo a esquartejar-me a carne, a estraçalhar-me os ossos. Ficar-me a morrer na tua boca e dela fazer meu túmulo. Sepultar-me perpetuamente em ti. Escrever-me com a tua saliva em forma de epitáfio para que se saiba em toda a parte que o meu coração jaz ao pé da tua boca.

© [m.m. botelho], ao som de Epitaph For My Heart, dos The Magnetic Fields, do álbum 69 Love Songs [1999].



"Caution to prevent electic shock. Do not remove cover. No user servicable parts inside. Refer servicing to qualified service personelle."
Let this be the epitaph for my heart / Cupid put too much poison in the dart / this is the epitaph for my heart / because it's gone, gone, gone
And life goes on and on and on / and death goes on, world without end / and you're not my friend
Who will mourn the passing of my heart / Will it's little droppings climb the pop chart / Who'll take its ashes and, singing, fling / them from the top of the Brill Building
And life goes on, and dawn, and dawn / and death goes on, world without end / and you're not my friend