15.7.06

«O Boi Esfolado»

Rembrandt Harmensz van Rijn [1606-1669] | O Boi Esfolado | 1655
Rembrandt Harmensz van Rijn [1606-1669] | O Boi Esfolado | 1655
Musée National du Louvre | Paris | França

Há algo de profundamente perturbador nesta pintura. A massa gordurosa de O Boi Esfolado parece encher a tela à maneira de uma natureza-morta com uma certa atracção estética. Isto é, na realidade, uma característica crescente nos últimos trabalhos de Rembrandt. O assunto, mesmo no retrato de pintura de história, é tratado com um trabalho de pincel de vigor quase brutal e subvertido ao ponto de libertar o brilho da cor subjacente – especialmente o vermelho – ou então, como aqui, o pintor opta por retratar um assunto que tem inerentemente o mesmo efeito subversivo, tão luminoso como a melhor natureza-morta. Este exemplo particular também ilustra o papel desempenhado pela cor acastanhada do fundo no trabalho de Rembrandt. Não há nada colorido neste fundo castanho, e no entanto ele parece abrigar-se na sua profundeza como uma luminosidade e coloração inerente que pode avançar a qualquer momento.

in, Obras-Primas da Pintura Ocidental, vol. I | organização de Ingo F. Walther | tradução de Teresa Curvelo | Taschen | 2005 | p. 315



A propósito dos 400 anos do nascimento de Rembrandt Harmensz van Rijn [1606-1669], que se cumpriram hoje.